Novidade do INSS deixa milhões de brasileiros perto da aposentadoria saltando de felicidade

O INSS anunciou uma nova lista de profissões que garante aposentadoria aos 55 anos, trazendo grande alívio para muitos trabalhadores. Essa mudança, focada em atividades de alto risco, permite que milhões de brasileiros se aposentem mais cedo, reconhecendo o impacto negativo dessas profissões na saúde dos trabalhadores.

Entre as profissões que se beneficiam dessa regra estão operadores de britadeira, transportadores de rochas, escavadores e trabalhadores em minas de carvão. Esses profissionais, expostos a condições severas como poeira e agentes químicos, podem agora se aposentar mais cedo para proteger sua saúde.

Para os trabalhadores que estavam na ativa antes da reforma da Previdência de 2019, as regras são mais flexíveis. Eles podem se aposentar sem idade mínima, desde que tenham 15 anos de atividade especial e atinjam 66 pontos, calculados pela soma da idade e do tempo de contribuição em atividades de risco.

Já para aqueles que começaram a trabalhar após a reforma, as regras são mais rigorosas. Eles devem ter pelo menos 55 anos de idade e 15 anos de atividade especial para se qualificar para a aposentadoria antecipada.

Os professores também são contemplados com a possibilidade de se aposentar aos 55 anos, desde que atendam a critérios específicos. As regras variam conforme a pontuação mínima ou a idade, dependendo do tempo de contribuição e da data de início das contribuições.

Para conferir detalhes sobre o benefício, o INSS disponibiliza a consulta de extratos pelo site ou aplicativo Meu INSS. Com essas novas regras, muitos brasileiros se aproximam da aposentadoria com mais esperança e alegria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.