Correios e INSS se unem para reduzir filas do Auxílio Doença

O Ministério da Previdência Social, em colaboração com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciou uma parceria com os Correios para facilitar o requerimento do auxílio-doença. Essa medida permitirá que os segurados façam o pedido do benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, em 2,6 mil agências dos Correios em todo o Brasil.

A iniciativa visa complementar as 1,6 mil agências do INSS e outras plataformas já disponíveis, como o aplicativo Meu INSS e a Central 135. O foco é proporcionar mais agilidade na concessão de auxílios-doença, que abrangem afastamentos de até 180 dias, principalmente relacionados a acidentes de trabalho. Para isso, os beneficiários precisarão apenas apresentar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A plataforma Atestmed, implementada em 2020, será o principal recurso utilizado nesse processo. Essa ferramenta virtual permite a análise documental, eliminando a necessidade de perícias médicas. Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, enfatizou que a iniciativa atende à demanda de brasileiros que muitas vezes enfrentam longas distâncias para acessar serviços essenciais.

Após um projeto-piloto bem-sucedido no Nordeste, o Atestmed será expandido para todo o país. Funcionários dos Correios digitalizarão documentos e os enviarão diretamente para o sistema do INSS. Além disso, as agências dos Correios também auxiliarão na resolução de pendências documentais relacionadas a outros benefícios do INSS.

Com essa parceria, espera-se que o acesso aos benefícios se torne mais rápido e eficiente, reduzindo filas e melhorando a experiência dos cidadãos que necessitam do auxílio-doença.

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