Projeto de Lei promete aumento nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social
Um projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados gera expectativa entre os assegurados pelo INSS. O projeto propõe uma mudança no método de cálculo dos benefícios, o que poderia resultar em um aumento substancial nos valores recebidos por aposentados, pensionistas e pessoas com direito a auxílio por invalidez.
Um reajuste é necessário para garantir que os beneficiários possam cobrir suas despesas básicas, especialmente considerando a inflação e aumento dos preços de produtos e serviços nos últimos anos.
Além de melhorar as condições de vida, um aumento nos benefícios também poderia contribuir para a redução dos níveis de pobreza entre os idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso, por sua vez, promoveria a inclusão social e a estabilidade financeira para milhões de famílias que dependem desses recursos como sua principal fonte de sustento.
Atualmente, após a Reforma da Previdência de 2019, o cálculo considera 60% da média de salário do contribuinte, com um acréscimo de 2% para cada ano que supera o tempo mínimo de contribuição, sendo 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
O novo projeto sugere que o cálculo levaria em consideração um índice de 110% da média salarial dos profissionais, além dos 2% mencionados anteriormente.
Apesar das melhorias que esse projeto poderia trazer à vida de milhões de pessoas, sua aprovação ainda é um processo demorado, pois tramita lentamente na Câmara dos Deputados. O texto aguarda a definição de um relator após ser encaminhado para análise da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
O aumento nos benefícios do INSS não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma maneira de fortalecer a segurança financeira e o bem-estar dos beneficiários, proporcionando-lhes uma qualidade de vida mais digna e segurança para o futuro.