Já viu sua nota do Enem? Resultado é divulgado: Consulte

Nesta terça-feira (16), o Ministério da Educação divulgou as aguardadas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado em novembro. O resultado, vital para estudantes que buscam ingressar em universidades, está disponível na “Página do Participante” do site do Inep, a partir das 9h (horário de Brasília).

Para acessar as notas, os candidatos devem seguir os passos simples indicados pelo MEC. Basta acessar o site do Inep, clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”, inserir o CPF, digitar a senha e, em seguida, clicar em “Resultado 2023” e “ENEM 2023” para visualizar as notas de cada prova, incluindo a redação.

Um destaque importante é que, caso o estudante tenha esquecido a senha cadastrada, é possível recuperá-la acessando a página acesso.gov.br, digitando o CPF e seguindo as instruções para a recuperação de senha.

A divulgação das notas precede as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorrerão de 22 a 25 de janeiro. O Sisu disponibilizará 264 mil vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país, com resultado previsto para 30 de janeiro. Diferentemente de anos anteriores, haverá uma única etapa de inscrição, válida para cursos com início no primeiro ou segundo semestre.

Além das oportunidades no Sisu, os estudantes podem utilizar suas notas do Enem 2023 para tentar vagas em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições para o ProUni acontecerão de 22 a 25 de fevereiro, oferecendo bolsas de 50% a 100%.

O portal também possibilitará, em data a ser divulgada, pleitear o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursar universidades particulares.

Com a divulgação das notas, os participantes podem conferir seu desempenho nas cinco competências: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Vale destacar que o tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

É o momento de os estudantes conferirem suas conquistas e se prepararem para as próximas etapas rumo ao ensino superior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.